File#1- Deutscher Werkbund

09-10-2013 21:48

Introdução

Após ter assistido a uma visita guiada da exposição Deutscher Werkbund: 100 Anos de Arquitectura e Design e a uma palestra sobre a vida e obra de Deutscher Werkbund, foi- me proposto escolher um objeto exposto e equipará-lo a outro idêntico contemporâneo. Neste seguimento, decidi selecionar a Máquina de Café “Syntrax” relacionando-a com a actual Máquina de Café Nespresso “Essenza”.

                         

   Máquina de Café Nespresso “Essenza”         Máquina de Café "Syntrax",Gerhard Marcks e Wilhelm Wagenfeld

Contexto Histórico dos dois objectos escolhidos

 A cafeteira  “Syntrax” , criada entre 1925 e 1932,  foi desenhada por dois dos grandes mestres da Bauhaus, nomeadamente Gerhard Marcks e Wilhelm Wagenfeld,  e foi concebida através da empresa Schott & Gen.

Este objeto foi inicialmente configurado com a finalidade de se constituir numa máquina de filtragem para laboratórios químicos, porém este projeto obteve uma ínfima duração, tendo sido redesenhado em 1926 por Gerhard Marcks, convertendo-se numa máquina de café.

Em 1930, Wilhelm Wagenfield entrou para a empresa e recria “Syntrax”, atribuindo-lhe um novo cabo de madeira em linha reta, finalizando uma utilização mais prática do produto e evitando acidentes devido à alta temperatura atingida quando o objecto é posto em prática. Contudo, a cafeteira original possui um cabo angulado e de plástico, que foi alterado devido a determinados acidentes provocados pelas intensas temperaturas alcançadas.

Em oposição a “Syntrax”, decidi analisar a máquina de café da Nespresso, “Essenza”, sendo que ambos os objectos possuem a mesma finalidade.

A Nespresso é uma das principais marcas que trouxe ao simples acto de beber café inovação e design. Em 1970, o Departamento de Exploração e de Desenvolvimento da Nestlé, expandiu uma inovadora máquina de café expresso, prevendo um forte crescimento no comércio do café gourmet.

Por conseguinte, a  recente máquina apareceu no mercado como algo inédito, tendo como principal objetivo criar um modelo com capacidade para produzir um café expresso com máxima qualidade,  destacando avanços ao nível técnico e do design.  Inicia-se, assim um grande processo de expansão internacional, dirigindo-se principalmente às grandes cidades mundiais que, por sua vez, assumem um estilo de vida cosmopolita.

Em 2005, as vendas da arrojada máquina de café Nespresso “Essenza” propiciaram o desenvolvimento da marca, colocando-a como líder europeia das máquinas de café expresso, título que mantém até á atualidade.

 

 

Análise formal e de uso dos dois objetos escolhidos

A Máquina de Café “Syntrax” é um produto originário da Alemanha, do século XX. É constituída na sua generalidade por vidro resistente ao fogo, incorporando-se por um filtro, por uma tampa para o funil e por uma rolha para comprimir e assegurar o recipiente, possuindo também outros elementos compostos por outros materiais como uma pega de plástico e por metal.

Por sua vez, a Máquina de Café Nespresso” Essenza” automática é um produto denso e eficiente, com dimensões de base de 16,6 por 29,1 centímetros e de altura de 25,3 centímetros, possui uma bomba de pressão de 19bar, um reservatório de água com capacidade para 0,9litros, um controle manual e automático de volume de café e um reservatório para o café capaz de conservar até 14 cápsulas. Tem uma elevada potência, 1260W, e também tem um sistema economizador de energia.

Neste sentido, é possível verificar  determinadas semelhanças entre os dois objetos. “Syntrax” foi criada com o propósito de ser um produto racional e fácil de manipular, assemelhando-se à máquina “Essenza”, que possui alta tecnologia, tendo sido projetada também com o propósito de conceber um café delicioso através de uma utilização simples e lógica.

Contudo, existem diversas diferenças principalmente na forma dos produtos. A cafeteira do século XX possui dois utensílios de vidro, ambos de aparência redonda, onde se pode observar calmamente o processo de confeção do café, sendo também verificável a evidencia das ideias de Walgenfeld nestas peças, que refere que os objetos de vidro eram “simples e claros, mas precisos e pertinentes como aparelhos técnicos”. Opostamente, a peça do século XXI contém uma forma contemporânea e mecanizada, onde não existe qualquer acompanhamento do procedimento da produção do café e os materiais que predominam são o plástico e o metal.

 

 

Razões de escolha e conclusão

Ao visitar e fotografar a exposição e após ter observado atentamente os diversos objectos, decidi eleger a Máquina de Café “Syntrax”, pertencente ao Modernismo, movimento que tinha como pressupostos essenciais o Funcionalismo e o Racionalismo. O motivo da minha escolha deveu-se à simplicidade deste objeto e à existência de um raciocínio de construção, que reflete evidentemente as ideias de Werkbund, no século XX.

O vidro deste objeto oferece a oportunidade de contemplar todo o processo “mágico” e químico da confeção do café, em que a água se evapora e se envolve com o produto, proporcionando um momento de descontração, de prazer e relaxe no simples ato de beber um café. Simultaneamente, resolvi escolher a Máquina de Café “Essenza” como objeto contemporâneo de “Syntra”, que em oposição a este, possui uma preocupação de facultar a eficiência máxima com a mínima perda de tempo. Contém também uma maior resistência, onde não é necessário tanto tempo na lavagem do equipamento, não existindo, no entanto, qualquer possibilidade de observar o procedimento da preparação do produto final. Caracteriza-se também pela sua simplicidade, funcionalidade e requinte,  tratando-se de uma inovação do século XXI.

Deste modo, através das duas cafeteiras podemos assistir a um espelho da sociedade, em que é evidente o desenvolvimento da tecnologia e mesmo do pensamento das diferentes épocas. A evolução da tecnologia trouxe-nos uma necessidade e uma dependência da rapidez face ao ritmo acelerado em que vivemos, em que a magia do processo químico e da observação tranquila do mesmo já não tem importância. Atualmente, o consumidor é exigente e procura identificar num produto não só o valor estético do objeto, mas também  a eficiência, rapidez e pragmatismo da sua utilização.

 

 

Bibliografia:

 

-Marcks,Gerhard e Wagenfeld,Wilhelm., acesso em 6 de Outubro de 2013, acessível em

https://germanmodernism.com/articles/view/27

 

-Nespresso, acesso em 6 de Outubro de 2013, acessível em

https://www.nespresso.com/pt/pt/pages/coffee-machine-design

 

-Essenza, Nespresso acesso em 6 de Outubro de 2013, acessível em

https://www.shoptime.com.br/produto/110133648/maquina-de-cafe-nespresso-essenza-auto-black-aeroccino?unavpage=2

 

-Nespresso, acesso em 6 de Outubro de 2013, acessível em

https://taniaantunes.wordpress.com/a-historia-3/

 

-Marcks,Gerhard e Wagenfeld,Wilhelm., acesso em 6 de Outubro de 2013, acessível em https://home.planet.nl/~rjeroenv/brewing/vacpots/sintrax/sintrax.html

 

-Bayer.Patricia e Riley, Noel, The Elements of Design Arts from the Renaissance to the Present, (páginas 404 e 406)

 

-Fiell, Peter e Charlotte, Design do Século XX (páginas 263, 264, 265 e 447), Taschen.

 

-Miller,R,Craig(1990),  The Metropolitan Museum of Art, Modern Design 1890-1990 (páginas 122 e 123)